Deu no Jornal Nacional: Investigação encontra desvios de R$ 11 milhões no TJ-RN

Aleluia! Deu no Jornal Nacional da TV Globo: Investigação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte encontra desvios de R$ 11 milhões no Tribunal de Justiça.

A notícia sobre o escândalo dos precatórios do TJ, já velha para os nativos, ganhou, finalmente, destaque em rede nacional [quem quiser rever a reportagem, clica aqui:reportagem do JN].

Eu comecei a semana dizendo que o caso dos precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, resultado da Operação Judas, tem tido boa cobertura na imprensa local. Mas não via qualquer destaque na chamada grande imprensa do país. 

E também disse que as afiliadas locais das grandes TVs estavam devendo uma boa reportagem em rede nacional. Afinal, o estranhamento não era só meu. Muita gente se perguntava por que um escândalo tão rumoroso [milhões de reais desviados, uma instituição importante como o Tribunal de Justiça, presos, delação premiada, ameaças de morte, desembargadores sob suspeita]  não ganhava a atenção da mídia do centro-sul do país.

Agora, não. Além do Jornal Nacional, eu fiquei sabendo que a Band também apresentou reportagem sobre o assunto em seus programas de rede.

O relatório parcial do conselheiro Carlos Thompson, aprovado por unanimidade pelo plenário do Tribunal de Contas do Estado, apontando desvios da ordem de onze milhões e reais e responsabilizando os desembargadores Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro, e os vídeos dos depoimentos dos cinco presos da Operação Judas tiraram as TVs locais da inércia que estavam jogadas e provocaram as reportagens levadas ao ar ontem (11).

Há muita coisa a ser contada. Mas foi um bom começo. Volto a dizer: o caso dos precatórios não é assunto apenas do Judiciário local. É assunto hoje do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, da Procuradoria Geral da República, já virou processo no STJ - Superior Tribunal de Justiça e deve chegar ao STF - Supremo Tribunal Federal, pois tudo chega ao STF. Segundo relatos do meio jurídico, os desvios de precatórios são comuns a outros tribunais de justiça do país. Não é 'privilégio' nosso.

Portanto, a atenção da grande imprensa ao caso dos precatórios no Rio Grande do Norte é benéfica para os demais Estados e suas cortes de Justiça. É o Brasil que continua sendo passado a limpo. E vai continuar porque os escândalos se sucedem.
...
Nota do editor: os vídeos dos depoimentos de Carla Ubarana, do marido dela, George Leal, e demais acusados na Operação Judas, são hipnotizantes. São contundentes. A gente começa a assistir e não consegue parar [acompanhe na TV Nominuto, canal 27 da Cabo ou no canal multimídia do portal Nominuto.com].

Os detalhes da fraude e dos gastos do dinheiro desviado [milhões de reais, diga-se de passagem] são elementos para qualquer manual da corrupção. E é a prova cabal da falta de controle na administração pública brasileira.



Fonte: Nominuto.com