Vacinação contra a gripe começará no dia 5 de maio


Vacinação não é mais uma necessidade exclusiva das crianças. Jovens, adultos e especialmente pessoas mais velhas precisam estar em dia com as campanhas de vacinação. Programas de vacinação como os da gripe e da pneumonia, especialmente dirigidos para essa fase da vida, devem ser atendidos prontamente.
Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontecerá entre os dias 5 e 25 de maio. Esta é a época do ano ideal para tomar a vacina, visto que antecede o inverno, estação em que a transmissão do vírus é maior, porque as pessoas ficam contidas em ambientes mal ventilados e propícios para a transmissão do vírus.  Em 2012, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe contemplará os mesmos grupos do ano passado: crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes, pessoas com mais de 60 anos, índios e trabalhadores da saúde.
A vacina da gripe tem muitas particularidades interessantes e está cercada de mitos favoráveis e desfavoráveis também. A gripe é uma doença de maior porte e intensidade do que o resfriado comum, em que a pessoa com a doença apresenta coriza, dor no corpo e febre. A Gripe é uma doença mais séria, com risco de complicações e, eventualmente, até de morte.
A proteção da vacina da gripe é mais eficaz nos primeiros seis meses. Depois, sua eficácia decresce progressivamente e, após um ano, ela praticamente perde seu efeito. Essa é uma das razões que justificam sua renovação anual. A outra diz respeito à composição da vacina. Ela sempre protege contra três vírus gripais que estão em constante mutação. Quando aparece um vírus novo, a vacina precisa ser atualizada. Entra o vírus novo na fórmula da vacina, sai geralmente o mais antigo e a vacina continua sendo trivalente.
Não é muito comum ocorrerem complicações depois da aplicação da vacina. Estatisticamente, a taxa de reação está por volta de 1% a 2%. O que acontece com maior frequência são reações tranquilas, um pouco de dor muscular, pequena prostração, raramente uma febrícula. Em um ou dois dias, esses sintomas desaparecem.

Fonte: Abc da Saúde
Imagem: http://www.busquequalidadedevida.com.br