Municípios avaliam combate à dengue

A equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participa na próxima terça-feira (06), da 3ª Reunião da Macroregião Nordeste, promovida pelo Ministério da Saúde, em Fortaleza, no Ceará. No encontro, os estados apresentarão uma avaliação dos indicadores dos municípios definidos como prioritários pela Portaria Nº. 2.557, de 28 de outubro de 2011, que institui no Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde do Componente de Vigilância e Promoção da Saúde, um incentivo financeiro para a qualificação das ações de prevenção e controle da dengue.

Essas ações, pactuadas em um Termo de Compromisso, giram em torno de três eixos: combate ao vetor, vigilância epidemiológica e entomológica e atenção. Segundo a Coordenadora do PECD, Kristiane Fialho, os 35 municípios do RN contemplados pela portaria encontram-se em processo de implementação das ações definidas. "Durante este semestre iremos avaliar e monitorar o cumprimento dos Termos de Compromisso. Nossa meta é até o próximo mês de julho concluirmos a primeira etapa desse trabalho de supervisão", disse a coordenadora. 

Segundo informações do PECD, até a Semana Epidemiológica 08, encerrada em 25 de fevereiro, o RN apresentou, neste ano, um total de 1.600 notificações de casos suspeitos de dengue. Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até a última quinta-feira (01), foram confirmados, em 2012, 154 casos. Atualmente, 06 municípios apresentam incidência alta da doença (Campo Grande, Galinhos, Santana do Seridó, Alexandria Patú e Viçosa), 08 encontram-se com incidência média, 74 estão com baixa incidência e 79 municípios não notificaram casos suspeitos.


Nota do Blog : Olha a nossa cidade ai com um indice grande de casos de dengue.

Fonte: Tribuna do Norte