PT abriu mão da estratégia para derrotar Rosalba em Mossoró


Os partidos que fazem oposição ao Democratas no Rio Grande do Norte [PDT, PT, PSB, PSD e PCdoB] têm boas chances de vencer as eleições em cidades importantes do Estado, entre as quais, Natal, Parnamirim e Mossoró.

Destas cidades que eu citei, a parada mais dura é Mossoró, reduto político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Até o momento, a deputada Larissa Rosado (PSB) lidera as pesquisas de opinião e surge como nome forte da disputa.

A eleição municipal em Mossoró seria a grande chance de os partidos de oposição ao DEM imporem uma derrota à governadora Rosalba Ciarlini em sua casa.

Eu conjugo o verbo ser no condicional [seria] porque os principais partidos de oposição em Mossoró – PSB e PT – abriram mão de um projeto conjunto ou de uma estratégia comum. As legendas vão concorrer em faixa própria.

A culpa não foi do PSB, como todos acompanharam. Larissa Rosado, líder nas pesquisas, desejava o apoio do PT. Ela articulou, lutou, aguardou, rezou para Santa Luzia, mas o apoio não se concretizou, porque a prévia do PT decidiu pela candidatura própria em Mossoró.

O PT vai de Josivan Barbosa, reitor da Ufersa, um nome respeitado entre seus pares, mas com pouca chance de êxito num ambiente marcado pela divisão histórica da família Rosado. E esta eleição será mais um embate dos rosados.

Na minha opinião, Mossoró ainda está longe de viabilizar uma terceira via política fora dos domínios da família tradicional. Portanto, a eleição na cidade será protagonizada por um candidato da governadora Rosalba Ciarlini e seu marido Carlos Augusto Rosado e outro do grupo da deputada Sandra Rosado, no caso, a deputada Larissa Rosado.

Com todo respeito ao reitor Josivan Barbosa, o candidato do PT fará papel de figurante numa eleição que possui apenas um turno.

O PT abriu mão da estratégia de união dos partidos adversários da governadora para reafirmar um projeto próprio sem chance de vitória.

O gesto de parte do PT mossoroense – a prévia registrou uma votação apertada em favor da candidature própria – pode ter custado um projeto viável para 2014, quando a governadora disputará a reeleição.

Uma eventual derrota de Rosalba Ciarlini em sua casa enfraqueceria, sem dúvida, o projeto situacionista para as eleições estaduais. Mas o PT de Mossoró não entendeu desta forma.

Isso explica a comemoração da vice-prefeita Ruth Ciarlini, irmã de Rosalba, após a prévia do PT. Ela vibrou.

Sem a união do PT com o PSB de Larissa, crescem as chances de o grupo da governadora manter a hegemonia política na segunda maior cidade do Estado.

E Larissa Rosado corre o risco de nadar, nadar e morrer na praia. Mais uma vez.

Fonte: No Minuto.com